HR DIGITAL TRANSFORMATION E PEOPLE ANALYTICS – Clarificando os Conceitos

Embora amplamente discutidos, ainda notamos uma visão distorcida da real dimensão e aplicabilidade dos conceitos HR Digital Transformation e People Analytics na gestão de recursos humanos das empresas.

People Analytics é, sem dúvida, uma nova e efetiva prática para a gestão de pessoas, que tende a evoluir e disseminar-se pelo mundo corporativo. Porém, como todo recurso tecnológico, só terá total aplicabilidade e efetividade se houver amadurecimento dos processos, das pessoas, da cultura de uso e a constituição de robustas bases de dados e informações.

Em resposta às consultas de nossos clientes sobre a diferença entre People Analytics e HR Digital Transformation, elaboramos uma abordagem que acreditamos ser clara, direta e coesa com a real dimensão do seu processo evolutivo:

People Analytics e HR Digital Transformation são práticas distintas, porém totalmente complementares. Quanto maior e mais rápida for a evolução na digitalização dos processos de RH mais rapidamente a área deixará de ter uma atuação mais orientada a rotinas transacionais e maior será o enfoque em inteligência de informações, gerando o ambiente necessário para um efetivo People Analytics. 

Atualmente, um grande número de empresas já possui sistemas ERP habilitados a coletar, registrar, armazenar e disponibilizar dados e informações sobre pessoas e uma parcela crescente está avançando na modelagem de workflows. No entanto, ainda são raras as empresas que já dispõem de um dashboard digital com mobilidade, agilidade e conectividade de informações inteligentes, que subsidiem tomada de decisões na gestão de pessoas.

Um bom início para inserir a inteligência de informações nos processos e rotinas de RH muitas vezes começa pelo simples e melhor uso dos recursos já disponíveis no pacote Office, como por exemplo o Excel avançado e o Power BI; além do acesso a aplicativos e softwares as service (SaaS) de fácil uso e baixo investimento. Da mesma forma, é fundamental definir e priorizar as informações relevantes para a gestão de pessoas e a criação de processos para organizá-las e analisá-las.

A figura abaixo ilustra de forma clara os elementos e movimentos de evolução dessas duas práticas:

As figuras abaixo representam a abordagem prática consultiva da IDEE na condução de projetos e apoio às equipes de Recursos Humanos em HR Digital Transformation e People Analytics; 

 

Quer saber mais sobre este tema? Nós da IDEE acompanhamos as mudanças das áreas de RH nos últimos 15 anos e temos ampla experiência para apoiá-lo na sua jornada de transformação da área de RH.

 

 

Legenda:

*ERP = Enterprise Resource Planning

*SaaS = Software as a Service

*RPA = Robotic Process Automation

*UX = User Experience

 

Tags: , , , , ,