FALE AGORA
por WhatsApp

Pesquisando a Eficácia Organizacional – Saiba como medir o grau de competividade de sua empresa!

Há pessoas que têm uma aparência saudável, boa disposição para realizar suas atividades e, no entanto, surpreendem-se com o resultado dos diagnósticos que recebem quando fazem um check-up.
Sorte delas quando identificam uma situação problemática, onde se pode agir em tempo hábil.
A duração do intervalo em que o problema está em curso é o fator que irá separar um prognóstico favorável de uma descoberta preocupante ou, até mesmo, irreparável.
Com as empresas, a situação é idêntica.

Bons, ou mesmo, excelentes resultados no presente não constituem, por si só, em garantia de que a organização seja competitiva a ponto de assegurar a continuidade do sucesso no futuro.

O Brasil é um exemplo do que estamos tratando. Após navegar a todo vapor na maré do crescimento chinês, acreditando que aquelas condições se manteriam indefinidamente, foi pego de surpresa pela queda do preço das commodities e a retração da atividade econômica mundial, ao final da primeira década deste século. Vale a pena perguntar:

Por que o tempo de resposta das pessoas e das organizações costuma ser lento, diante de novas circunstâncias em seus ambientes externo e interno?

Por que perdem boas oportunidades para cuidar do seu processo evolutivo, enquanto ainda têm as melhores condições para fazê-lo?

Bons resultados trazem embutido o perigo de nos manter numa zona de conforto. E, de maneira geral, quem está disposto a abrir mão de uma situação confortável, por vontade própria, antes que ela apresente sintomas de esgotamento?

Quem está apto e propenso a lidar com o desconforto gerado pelas providências necessárias à condução de um processo evolutivo sustentável?

Tal como um útero que, durante quarenta semanas, costuma ser o melhor lugar do mundo para se viver em paz, de uma hora para outra a zona de conforto transforma-se na maior ameaça à sobrevivência de qualquer ser vivo, seja ele um bebê, ou uma organização de grande porte.
Examine a lista das quinhentas maiores empresas da revista Fortune e da Exame e observe como ela é volátil e expressa o desafio de manter-se continuamente competitivo.

A ID-EVOLUTION, disponibiliza uma abordagem eficaz para instrumentalizar seus clientes e torna-los mais aptos a fazer diagnósticos oportunos, assim como promover a transformação necessária, com o intuito de preservar ou recuperar bons resultados. Nós os ajudamos a identificar o quão perto ou distante suas empresas estão, frente ao nível requerido de competitividade.
E, também, apoiamos a estruturação do processo de sensibilização e implantação de mudanças articuladas, que resultem num processo evolutivo sustentável da empresa.

A Pesquisa de Eficácia Organizacional é o elemento básico dessa abordagem. Trata-se de um Diagnóstico cuja utilização contínua, tanto ajuda a organização a agir em tempo hábil para otimizar seu processo evolutivo, como viabiliza o acompanhamento objetivo, transparente e bem quantificado dos parâmetros e indicadores, que permitem identificar se ela trilha um caminho de crescimento sustentável.
Baseado nas três dimensões essenciais à otimização do desempenho empresarial, Direcionamento Estratégico, Compromisso com Resultados e Capacidade de Ação, a pesquisa promove uma visão profunda e apurada da situação existente no âmago da organização.

Através do Diagnóstico, vamos entender com clareza os impulsores e barreiras que estão atuando no processo evolutivo da empresa.

Isso, viabiliza a adoção de uma nova perspectiva sobre o que devemos preservar e reforçar, assim como sobre os pontos de atenção que merecem ser tratados com prioridade, para que a organização pare de perder oportunidades e de ficar à mercê das ameaças existentes no ambiente empresarial onde está inserida.

Os resultados da Pesquisa de Eficácia Organizacional têm múltiplas finalidades:

Podemos usa-los como fonte de informação para o processo de planejamento empresarial e na gestão da cultura organizacional.
Caso a organização venha a optar por um processo evolutivo estruturado, ele serve, também, para assegurar a consistência de processos de mobilização de grandes grupos por meio de metodologias tais como “World Café”, por exemplo.
Eles viabilizam a condução de grupos focais eficazes, para identificar e propor soluções para problemas específicos.
Eles ajudam na constituição de grupos de trabalho com objetivos e tarefas bem definidos.
Eles podem e devem ser usados como instrumento para sustentar e ampliar o processo de coaching dos gestores da empresa.
O uso efetivo dos resultados dessa pesquisa criam melhores condições para um processo eficaz de transformação organizacional e de sustentabilidade de uma cultura de mudanças e adaptabilidade.

Nos contate para saber como podemos auxiliar a sua empresa nesse processo!

Telefone: (11) 2548-2320

Vagner Ribeiro

E-mail: vagner.ribeiro@idevolution.com.br