Como a IDEE desenvolveu um novo Plano de Cargos e Salários para uma Instituição de Ensino com mais de 7 mil colaboradores.

Em apenas seis meses, desenvolvemos uma nova estrutura de Cargos e Salários para a organização. Essa nova estrutura possibilitará economias de milhões de reais, mitigação de passivos jurídicos e uma melhoria considerável nas métricas de competitividade da empresa em termos de atração e retenção de talentos-chave.

Redução de mais de 40% no número de títulos de cargos;

Criação de grades de avaliação de cargos pela metodologia IDEE;

Criação de uma nova e completa matriz de cargos e salários;

Design de trilhas de carreira para melhor retenção de talentos, e construção de plano de carreira docente;

Desafio

O VP de RH da empresa detectou um problema em sua estrutura de cargos, carreiras e remunerações. Sua estrutura de cargos estava inchada e não correspondia mais às exigências do novo ambiente competitivo. Ele nos procurou, pois já conhecia a qualidade do nosso trabalho com base em outro grande projeto que havíamos executado em uma organização quase 5 vezes maior.

Entre os principais desafios identificados pelos consultores da IDEE estavam:

1

Elevado nível de sobreposição nas responsabilidades dos cargos;

2

Excesso de níveis hierárquicos;

3

Falta de um plano de desenvolvimento de talentos adequado;

4

Falta de estruturas meritocráticas vinculadas aos cargos e aos desenhos de carreira;

5

Necessidade de readequação dos modelos de carreira técnica e de gestão;

5

Quantidade excessivamente diversificada de benefícios;

5

Necessidade de novas estruturas e processos para auxiliar na atração e retenção de talentos em cargos de elevado peso;

Estratégia

Nossa estratégia envolveu somar os serviços de Redesign Organizacional, Pesquisa de Mercado e Cargos e Salários. Reunindo estes três serviços especializados da IDEE, fomos capazes de elaborar uma solução completa para os desafios da organização de ensino.

A ID-REDESIGN proporcionou uma visão estratégica para a análise do atual e futuro desenho organizacional, alinhada com a perspectiva estratégica de longo prazo dos executivos de nível C, consolidando, assim, as bases de apoio ao projeto.

A ID-REWARDS cuidou de aplicar a metodologia de trabalho própria da IDEE que trabalha com o desenho e avaliação de estruturas de cargos e salários baseadas em grades. Tal metodologia possibilita trazer um nível de segurança, transparência e precisão lógico-matemática para todo o processo de estruturação de cargos, carreiras e salários.

A ID-INFORMATION selou a estratégia ao trazer dados e inteligência de mercado de mais 30 organizações semelhantes de mesmo porte, e que disputavam pela mesma mão de obra nos principais mercados.

A estratégia que apresentamos foi validada com executivos da empresa e depois disso apresentada ao CEO e ao conselho. Entregamos de uma forma adaptada para o entendimento da alta gestão, incluindo elevado nível de insight técnico e principalmente estratégico. A mesma incluiu uma completa análise de custos de adequação, e explicação de como nossa metodologia de grades proporcionaria maior competitividade e segurança para as futuras decisões de gestão de pessoas na organização.

Como Fazemos

Após aproximadamente 45 dias de avaliação e negociação, iniciamos o projeto com a colaboração de alguns executivos-chave, dividindo-o em 6 meses de trabalho.

Durante esses meses, aplicamos nossa metodologia de trabalho completa, dividida em 7 etapas. Cada etapa aborda um aspecto crucial do projeto, e tem por objetivo gerar uma fotografia da organização como ela está hoje e como deseja estar no futuro.

Começando por análise de estruturas presentes, descrição de cargos e níveis, passando por critérios de classificação de carreira, avaliação dos cargos, análise de competitividade do mercado, estratégia de remuneração, estrutura salarial e por fim definição de política salarial.

Construímos uma nova estrutura completa de carreiras e trilhas de carreira com possibilidade de movimentos horizontais entre diferentes BUs, objetivando elevar motivação, engajamento e comprometimento dos colaboradores. Descrição completa de cargos, responsabilidades, alinhamento com o CBO e outras recomendações.

Incorporamos nossa metodologia de avaliação de cargos baseada em grades à nova estrutura, que inclui equações de peso de métricas tais como conhecimento, atuação, complexidade, reflexo financeiro, impacto e entre outros.

Cada etapa foi executada meticulosamente pelos consultores Seniores da IDEE, e contou com a facilitação de alguns executivos da organização.

Resultado

01
Uma nova e completa matriz de cargos, que inclui trilhas de carreira em Y intercambiáveis entre as BUs;
02
Redução de mais de 40% do número de cargos e realinhamento da estrutura organizacional a estratégia da organização;
03
Maior aderência ao CBO, reduzindo consideravelmente o passivo jurídico da organização e alinhados às premissas de levantamento das informações de igualdade salarial entre homens e mulheres;
04
Nova tabela salarial atualizada, precisa e integrada à nova estrutura de avaliação de cargos, pesos e grades.

Sobre o Cliente

Um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com mais de 7 mil colaboradores e rápida valorização de mercado.

Próximos Passos

Daremos todo o suporte técnico, estratégico, treinamento e aconselhamento ao cliente nos próximos 24 meses. Continuaremos a supervisionar todo o tombamento da nova estrutura de cargos dentro da organização. A nossa capacidade de fornecer uma visão estratégica de negócios e uma boa leitura organizacional garantirá as melhores condições para viabilizar uma transição segura e rápida para as novas estruturas no curto e médio prazo.

A aprovação da segunda fase do projeto, onde vamos ajudar o cliente no delicado processo de aplicar o movimento de cargos na folha de pagamento a fim de maximizar o elevado ROI do projeto.

Clientes atendidos pela IDEE