Em apenas quatro meses, implementamos a primeira fase do projeto de Redesign Organizacional para as áreas corporativas, que além de gerar milhões de reais em savings, também reduziu em 10% o quadro de gestores, fortaleceu a governança e o comitê executivo e, adequou o spam of control.
Redução de áreas sobrepostas na estrutura organizacional.
Fortalecimento das posições C-Level.
Clarificação de papéis de gestão e liderança.
Alinhamento do modelo operacional e posições de gestão à estratégia de longo prazo.
Após a aprovação de um novo plano quinquenal para o negócio, o Diretor de RH solicitou a IDEE suporte ao CEO e Conselho, para revisão e adequação do modelo organizacional e viabilização dos desafios estratégicos dos próximos cinco anos. Esses desafios incluíam a melhoria da eficiência operacional, organizacional, transformação digital, homogeneização e otimização de processos e políticas, melhor aproveitamento da capacidade instalada de pessoas e posições de gestão, crescimento de receita e do desempenho financeiro.
Entre os principais desafios identificados pelos consultores da IDEE estavam:
Resolver sobreposições de funções e responsabilidades entre o corporativo e as unidades.
Eliminar lacunas de funções e responsabilidades.
Fortalecer áreas e papéis da gestão e remuneração da liderança, incluindo a identificação das áreas com maior peso estratégico para o novo plano quinquenal.
Melhorar a clareza dos papéis e funções dos gestores para que possam atuar de forma mais independente e reportar menos aos seus superiores.
Adaptar os níveis de entrega das múltiplas áreas para que se tornem compatíveis com a estratégia de longo prazo e as necessidades de transformação do grupo.
Nossa estratégia envolveu a entrega de um serviço completo de Redesign Organizacional, que incluiu o mapeamento das estruturas de cargos e hierarquias da organização, a redução e adequação das posições de reportes diretos ao CEO, a criação de novas áreas fundamentais para viabilizar a estratégia futura, a diminuição de áreas sobrepostas e o reequilíbrio entre as diretorias (ID-REDESIGN).
Além disso, empregamos benchmarks e pesquisas customizadas com dados coletados em mais de 20 organizações dentro do segmento de Saúde (ID-INFORMATION) e desenvolvemos uma nova estrutura de cargos e remuneração (ID-REWARDS).
A estratégia de redesign organizacional que apresentamos ao conselho e ao CEO foi embasada na clarificação dos processos de criação-viabilização-captura de valor, em benchmarking no setor de saúde, metodologias robustas, modelo ideal e de transição, com alto nível de insight técnico e estratégico, incluindo previsão, redução e mitigação de riscos.
Após aproximadamente 45 dias de negociação, iniciamos o projeto com reuniões e entrevistas com 16 executivos-chave, para compreender o funcionamento das áreas, o modus operandi, pontos fortes e fracos, desafios e estratégias de cada área. Em seguida, avançamos para o diagnóstico e o desenho do modelo operacional, visando ampliar a visão sobre a essência do negócio e os drivers de mudança organizacional a serem priorizados.
Além disso, elaboramos diversas alternativas de estruturas organizacionais, realizamos simulações de impacto e conduzimos reuniões de validação com a equipe de RH e o CEO. Também procedemos com avaliações dos cargos de gestão e validações com o Presidente do Conselho, obtendo sua aprovação.
Um dos maiores grupos hospitalares do Brasil, com mais de 5 mil colaboradores e presença nacional.
Daremos todo o suporte técnico, estratégico e aconselhamento ao cliente nos próximos 12 meses na implementação das soluções propostas. Nossa disponibilidade, capacidade de fornecer uma visão estratégica de negócios e uma boa leitura organizacional garantirá as melhores condições para viabilizar uma transição segura e rápida para as novas estruturas a curto prazo.
O desenvolvimento e conclusão da segunda fase do projeto nos permitirá adequar e alinhar a estrutura organizacional das unidades de saúde ao modelo corporativo e ao plano quinquenal do grupo.