Trabalhamos num formato de rede interna, dentro do conceito de ecossistema de gestão de pessoas e organizações, na qual os Sócios e Consultores identificam as demandas e especificidades do cliente, concebem a melhor solução, integram outras empresas da IDEE ou parceiros estratégicos, sempre que necessário.
Cada projeto é gerenciado por um Sócio ou Consultor Sênior e a execução técnica é feita por Consultores especialistas em suas respectivas áreas.
Nosso modelo de negócio e de trabalho favorece a co-criação e co-working entre os vários times da IDEE e do cliente, agregando novas ideias e soluções.
Atuamos com uma rede de parceiros externos para temas fora das áreas de expertise da IDEE, garantindo o desenvolvimento de soluções integradas e efetivas.
Uma grande rede hoteleira contratou a ID-REDESIGN | para um projeto de revisão do seu modelo operacional, com o objetivo de obtenção de otimização de custos e melhoria na eficiência da operação.
A partir de um amplo diagnóstico do modus operandi de todas as unidades e suas conexões com as áreas corporativas, a ID-REDESIGN desenhou um novo modelo operacional, especificou processos e indicadores de desempenho, otimizou e organizou cargos, carreiras e remuneração, desenvolveu ferramentas de dimensionamento e gestão de headcount, elaborou políticas de governança para a operação, identificou e apontou oportunidades de racionalização e automação de processos e rotinas.
O resultado final do trabalho apontou um surpreendente potencial saving financeiro acima de R$ 20 milhões/ano.
Uma empresa do segmento de construção civil que atravessa um grande ciclo de crescimento, entendeu que era necessária a implantação de sistemas de informação para sustentar todas as iniciativas de transformação e engajamento dos talentos, buscando inspirar a criatividade e estabelecer uma liderança de times vencedores. Implantamos todo o ciclo de avaliação e feedbacks na web e por meio de apps.
Uma das maiores empresas de advocacia do país que entende claramente a diferença entre uma boa operação e uma operação diferenciada. Com isso nutre seus talentos sabendo que o desenvolvimento dos mesmos requer ações continuas para que os times possam se inventar e reinventar diante de um ambiente de negócios onde a principal regra é a mudança. Com essa consciência buscou nossa solução para abarcar suas necessidades em um alto grau de maturidade.
Um grande escritório de advocacia em processo de profissionalização da gestão contratou a ID-EVOLUTION para apoiá-lo na transformação da área administrativa.
Um dos principais drivers que teriam que ser trabalhados para a mudança seriam as pessoas. O projeto iniciou-se por uma pesquisa com os sócios sobre suas percepções sobre os serviços prestados pela área administrativa. Em paralelo, aplicamos uma outra pesquisa com os profissionais da administração para mapear suas percepções em relação ao nível de serviços prestados pelas áreas
Decodificamos com o Diretor Geral a estratégia e os pilares das mudanças. Fizemos um diagnóstico da efetividade dos processos e do uso do headcount. Desenhamos uma matriz de responsabilidades e novo modelo organizacional.
Desenhamos uma nova estrutura de cargos com o reposicionamento de responsabilidades e requisitos funcionais. Estabelecemos uma nova referência de remuneração.
Estruturamos e especificamos as novas competências e o modelo de gestão de desempenho, incluindo o alinhamento dos KPI’s com o novo modelo operacional da administração.
Para dar a sustentabilidade e dinâmica necessárias às mudanças, fizemos o assessment de todos os gestores e profissionais seniores, de forma a identificar os potenciais ocupantes das posições de gestão remodeladas e dos cargos-chave, os gaps e issues de desenvolvimento a serem trabalhados e as movimentações de pessoas necessárias. Fizemos as devolutivas aos profissionais mapeados e os apoiamos na definição de plano individual de desenvolvimento.
O trabalho foi executado num tempo recorde de três meses e os resultados do trabalho foram imediatamente percebidos. A aprovação pelo Conselho de Administração foi rápida, pois tínhamos simulações detalhadas dos impactos das mudanças. A comunicação clara a todos os colaboradores o entendimento dos objetivos e dos drivers das mudanças refletiram em um alto nível de engajamento. No quarto mês, os gestores já estavam designados, os ajustes estruturais prioritários já tinham começado e áreas mais sensíveis já apresentaram resultados diferenciados.
Uma rede varejista do sul contratou a ID-EVOLUTION para apoia-la na definição, sensibilização e cascateamento de metas para todas as áreas e gestores.
Seguindo nossa abordagem para esse tipo de demanda, nossos consultores primeiramente conduziram workshops com cada diretor e seus subordinados diretos para clarificação e alinhamento de entendimento em relação a cadeia-de-valor do negócio, assim como a identificação e definição dos seus respectivos KPI’s e projetos estratégicos.
Aprovada a matriz de indicadores-chave pelo CEO, os gestores foram acionados para fazerem suas propostas de metas. Na sequência, conduzimos novos workshops com os gestores para a calibragem e alinhamento de metas e projetos entre áreas.
Os resultados demonstrados foram: maior entendimento dos envolvidos em relação a cadeia de valor e interconexões de indicadores-chave, clarificação de indicadores de áreas de suporte, reflexão para novos patamares de desempenho, calibragem de metas e incorporação pelos gestores da cultura de gestão de desempenho.
Uma indústria do setor alimentício, após passar por um processo de fusão, tinha o desafio de obter um diagnóstico da realidade da competitividade da sua remuneração, além de estruturar e padronizar sua política de administração salarial. Com unidades fabris instaladas em diversas regiões do Brasil, com políticas e práticas individualizadas; era necessário fazer um alinhamento com o novo modelo de gestão centralizada e parâmetros e diretrizes da nova Empresa constituída. A ID-INFORMATION foi contratada para desenvolver uma pesquisa salarial em todas as regiões onde a empresa estava presente, levando em consideração suas especificidades.
Conduzimos um estudo da realidade de cada mercado, contemplando coletas presenciais de dados em mais de 40 concorrentes diretos e indiretos de mão de obra. Com base nos resultados obtidos a ID-INFORMATION, em conjunto com o cliente, fez uma análise aprofundada das especificidades das práticas de remuneração de cada região, gerando referências para a revisão da estratégia de recompensa e para a definição e elaboração de tabelas salariais.
O resultado final desse projeto proporcionou ao cliente a otimização da quantidade de tabelas salariais regionalizadas, o realinhamento competitivo em cada mercado, a correção de distorções, o restabelecimento da equidade salarial interna e por fim o alcance de um melhor equilíbrio financeiro no custeio da mão de obra.
Essa pesquisa vem sendo desenvolvida bienalmente e a cada edição o painel de participantes é refinado, visando a manter a atualização do diagnóstico em cada região e o monitoramento de eventuais movimentos do mercado. Com a regularidade da pesquisa, o padrão estabelecido e o vínculo de relacionamento estabelecido com os participantes pela IDEE, o estudo ganhou um alto nível de eficiência de tempo, custo e qualidade das informações.
Um grupo de empresas do setor de saúde se reunia periodicamente para discutir e trocar ideias sobre diversos temas relacionados a cargos, carreira e remuneração. O grupo tinha a necessidade de viabilizar uma pesquisa salarial multipatrocinada e personalizada às suas necessidades e especificidades, preservando o sigilo dos dados e com acesso digital às informações. A ID-INFORMATION foi a consultoria escolhida, atendendo a totalidade dos requisitos estabelecidos pelo Grupo.
Embora todas as patrocinadoras do club survey fossem do mesmo setor, havia a necessidade de adequações no estudo para atender particularidades de cada empresa. A partir de parâmetros pré-definidos em conjunto com os participantes, fizemos a configuração da pesquisa, a definição das empresas a serem convidadas, reuniões de matching de todos os cargos pesquisados, parametrizações de relatórios e convites aos participantes.
Após as coletas de dados feitas presencialmente, fizemos o processamento e tabulação dos dados, a validação técnica dos resultados fechados com os patrocinadores, a geração de relatórios e reunião com todos os participantes para apresentação e discussão dos resultados.
Esse estudo passou a ser um marco no setor e referência para as patrocinadoras em suas tomadas de decisões estratégicas sobre remuneração, em função da qualidade e especificidade do painel pesquisado, bem como pela relevância das informações geradas. O grupo passou a promover a pesquisa bienalmente, com a introdução de novas informações e elementos, proporcionando discussões sobre perspectivas futuras sobre o setor.
Uma empresa de grande porte do Varejo nacional, após estabelecer seu planejamento estratégico, decidiu fazer uma ampla investigação sobre seu ambiente organizacional, para que pudesse avaliar o quanto sua cultura e o engajamento de seus funcionários estavam alinhados aos desafios que estavam por vir. Além disso, era de fundamental de interesse obter um claro diagnóstico do relacionamento de suas lideranças e seus subordinados.
Por meio de entrevistas individuais com a alta administração e workshops com os principais Gestores da empresa, foi possível o entendimento do ambiente instalado e as expectativas desses públicos em relação aos resultados da pesquisa. Temas como Comunicação, Desenvolvimento, Carreira e Sucessão, Imagem da Empresa, Estilo Gerencial foram abordados com intuito de entender a percepção dos colaboradores sobre os aspectos que impactam em seu comportamento e, consequentemente, no desempenho organizacional.
A pesquisa de Cultura e Engajamento foi aplicada para 12.000 colaboradores num período de 15 dias, na forma on-line, obedecendo um rigoroso protocolo de segurança e confidencialidade.
A partir dos resultados obtidos, diversos aspectos foram analisados como, por exemplo, a performance financeira de cada loja versus o resultado do clima diagnosticado; o que trouxe clareza para a elaboração de planos de ações específicos para cada loja ou grupo de lojas com o mesmo perfil, proporcionando maior alinhamento com as premissas corporativas da empresa.
Os resultados foram de grande valia para a empresa que, com um amplo entendimento sobre a cultura instalada e o grau de engajamento de seus colaboradores, pôde estabelecer planos de ações no âmbito corporativo e da operação, corrigindo questões que não estavam alinhadas ao objetivos estratégicos e reforçando aspectos que já estavam aderentes ao novo modelo de gestão a ser alcançado.
Essa pesquisa entrou para a agenda de gestão da Empresa e é aplicada bienalmente.
Uma empresa no segmento financeiro, com objetivos estratégicos recém definidos, contratou a ID-REDESIGN | para desmembrá-los em metas para as equipes.
Através de workshops com todos os diretores e seus gestores a consultoria identificou o grau de contribuição de cada uma das equipes para cada objetivo estratégico definido. Posteriormente, as metas consideradas com alta contribuição pelas equipes foram desmembradas. A consultoria aplicou uma metodologia para assegurar que as metas definidas fossem SMART. Na terceira etapa, realizou um balance check para garantir que as metas sustentariam o alcance dos objetivos estratégicos. As recomendações foram validadas e aprovadas pela Diretoria.
O resultado final trouxe um maior alinhamento dos gestores com os objetivos estratégicos e maior engajamento com a evolução de cada equipe no alcance da estratégia.
Uma grande rede hoteleira contratou a ID-REDESIGN | para um projeto de revisão do seu modelo operacional, com o objetivo de obtenção de otimização de custos e melhoria na eficiência da operação.
A partir de um amplo diagnóstico do modus operandi de todas as unidades e suas conexões com as áreas corporativas, a ID-REDESIGN desenhou um novo modelo operacional, especificou processos e indicadores de desempenho, otimizou e organizou cargos, carreiras e remuneração, desenvolveu ferramentas de dimensionamento e gestão de headcount, elaborou políticas de governança para a operação, identificou e apontou oportunidades de racionalização e automação de processos e rotinas.
O resultado final do trabalho apontou um surpreendente potencial saving financeiro acima de R$ 20 milhões/ano, a identificação de mais de 140 ações de melhoria dos processos com potencial de otimização equivalente a 10% do total da força de trabalho e assertividade no dimensionamento de quadro de pessoal para novos empreendimentos.
Uma empresa no segmento financeiro, que estava passando por uma grande reestruturação de processos e modelo de trabalho, contratou a ID-REWARDS | para um projeto de revisão da Estrutura de Cargos e Carreiras, com o objetivo de clarificar, alinhar e especificar os papéis.
Através de workshops com todos os diretores e seus gestores a consultoria, em conjunto com RH, mapeou todos os processos já dentro da perspectiva da nova configuração organizacional, alinhou os limites de atuação e responsabilidades, identificou e classificou as famílias de cargos por natureza de atuação, desenhou uma nova estrutura de cargos e níveis de carreira, elaborou todas as descrições e avaliou todos os cargos.
O resultado final do trabalho foi um maior alinhamento dos gestores em relação aos novos processos, clarificação dos profissionais em relação aos seu papel e requisitos funcionais de cada cargo e nível de carreira da empresa e engajamento com as mudanças da nova estrutura.
Uma empresa boutique de M&A, em processo de start-up, contratou a ID-REWARDS | para um projeto de desenvolvimento de sua plataforma de cargos e remuneração.
A partir das premissas estratégicas e modelo de negócios já estabelecidos, a equipe da ID-REWARDS fez a modelagem das estruturas de cargos e remuneração, da matriz de proficiência para cargos e níveis de carreira, dos programas de remuneração variável de curto e longo prazo, matriz de KPI’s e parâmetros de avaliação de desempenho, especificou os critérios de constituição do bônus pool e as políticas de gestão de pessoas.
O resultado final proporcionou ao Sócio Fundador e CEO base para demonstrar ao Sócio Investidor o impacto do custeio com pessoas e orientou a constituição da equipe, proporcionando um mecanismo de pagamento de bonificações de forma clara e estruturada.
Uma empresa no segmento de lubrificantes com uma rede de 13 distribuidores, apresentava políticas e práticas de cargos e remuneração para a força de vendas totalmente diferentes entre eles. A ID-REWARDS | foi contratada para desenhar um novo modelo, incluindo regras de homogeneização e transição, alinhado com os demais vetores de um programa corporativo de gestão de vendas.
Através de workshops com os gestores de RH de cada Distribuidor e a equipe de RH do Corporativo, a ID-REWARDS fez um diagnóstico da realidade geral da rede, desenhou nova estrutura de cargos e níveis de carreira, a matriz de proficiência para cargos e profissionais de vendas, o modelo de progressão horizontal e vertical da estrutura salarial e uma estrutura de remuneração fixa e variável.
O resultado final do trabalho trouxe clareza sobre as distorções das práticas de remuneração dentro da rede de distribuidores. Uma das empresas que estava com a remuneração alavancada fez o mapeamento do profissionais com base nos novos parâmetros de responsabilidades, perfil e desempenho, identificou lacunas de desenvolvimento e fez as correções no time, alterando positivamente o mix de perfil profissional e de remuneração, gerando um saving relevante e um aumento no resultados das vendas.
Uma empresa de varejo contratou a ID-REWARDS | para o desenvolvimento de um novo programa de remuneração para a força de vendas de lojas.
Após um diagnóstico das práticas de remuneração comparado aos resultados gerados por cada Vendedor, a equipe da Consultoria desenhou uma nova estrutura de carreira e um novo modelo de remuneração, orientados para a qualificação da venda, recompensa diferenciada aos profissionais destaques em desempenho e novos indicadores de resultados.
O modelo foi testado por um ano em mais de 100 lojas e em seguida implementado em toda a rede. Após 6 meses da implantação, notou-se um aumento médio de 10% na margem das vendas em toda a rede.